quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Sobre Ética e Moral.

Sim, existe profunda ligação entre elas e ao mesmo tempo a distinção. Esta (moral) pertence à minha conduta (interna) que tenho por hábito, aprendizado, costumes recebidos, mais ligados ao caráter, o psíquico/formação. Moral pertence ou está contido na potência, na minha composição corpo e alma, sendo uma das capacidades que me possibilita produzir o ato de uma maneira boa e virtuosa ou até mesmo desastrosa, enquanto liberdade de escolha, independentemente de condutas externas a seguir.
E aquela (a ética), encontra-se no meu exterior, mais universal, os costumes superiores, e eu tenho um dever explicito em cumprir com minhas ações diante da sociedade ou corporação a que pertenço procedendo de tal modo. 
Então a Ética está mais ligada a forma ou modo de proceder, ou seja, uma vinculação da conduta ao ato. Em diversas atividades, na prática da Ação humana caminhamos da moral/potência, dentro da conduta (ética), ao ato. (Da potência ao ato). Penso, portanto, que a ética padroniza/normatiza determinada moral, servindo de conexão entre potência (moral) ao ato. Num país em que a Moral está bem cuidada e protegida, a Ética se estabelecerá e as duas se tornarão uma só coisa.

Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

Um comentário:

  1. Sobre Ética e Moral.
    Aqui efetuei apenas um ensaio daquilo que pode ser pesquisado. Como muito bem afirmou meu Amigo Volnei Tomazini, uma discussão de ordem meramente acadêmica sobre a diferença entre a ética moral. Mas de fato, no fundo devem ser tratadas como ciência dos valores que pretende qualificar os atos bons e maus, talvez a diferença seja na intensidade de abrangência maior na moral ou menor na ética por mais restrita em determinados temas. Mas também uma possível questão espacial, bem como a vinculação objetiva de conduta na ética e subjetiva na moral.

    ResponderExcluir