A Escolha de Formação Profissional
I - O Profissional do Direito
O texto abaixo, foi objeto de uma palestra (2010)
em escola, atendendo pedido de minha filha que havia estudado no terceiro ano
do segundo grau. Outros profissionais também explicaram as suas respectivas
profissões. Apresentei em PowerPoint. Como
segue:
1- Qualidades
e/ou habilidades:
•
Interessar-se por leis e temas atuais.
•
A discrição (reserva, guardar segredo) é uma das
principais qualidades do advogado.
•
Gostar muito de ler;
• Ter facilidade de se expressar oralmente e
principalmente por meio da escrita (denominadas de peças processuais).
•
O senso ético e o espírito de justiça são
fundamentais.
•
O estudo, dedicação, sensibilidade e talento para
trabalhar com a legislação e, principalmente, com as pessoas.
•
Boa memória, autoconfiança, capacidade de análise,
de síntese, equilíbrio emocional, organização e responsabilidade.
•
Em alguns casos, no âmbito privado, o espírito
empreendedor.
· Preenchidos esses quesitos, a escolha do curso
de Direito é um bom caminho.
2-
Conteúdo do Curso
•
No início do curso, em regra, serão ministradas
as disciplinas tais como: História do Direito, Filosofia, Teoria do Estado,
Sociologia, Economia, etc. Isso pode ocorrer do primeiro até o terceiro e ir
até o quinto semestre.
•
As disciplinas específicas são inseridas aos
poucos, a partir do terceiro semestre, exemplo:
Direito Civil, Direito Penal, Direito Comercial, Direito Constitucional,
Tributário, Previdenciário, Medicina Legal e Direito Processual, entre outras.
•
O direito se divide ou se manifesta de maneira
material, ou seja, o direito propriamente dito e o direito formal, este no
tocante as formalidades ao seu exercício. Por exemplo, quando o seu direito é
violado você procura um advogado que por sua vez ingressa com um processo – o
processo é a forma de fazer valer o seu direito, ou de dizer que não se tem
direito.
•
O processo é o instrumental do direito em juízo.
3-
Conteúdo e Prática do Curso
•
O acadêmico tem aulas teóricas e práticas, além
da oportunidade de frequentar cursos de extensão e desenvolver pesquisas
orientadas por professores especializados e afinados com as questões mais
atuais de ordem econômica e social, por exemplo, relações internacionais.
•
Normalmente são ministradas X horas de prática
jurídica em que o aluno de Direito deve realizar. Normalmente desenvolvidas nos
dois últimos anos do curso através de assistência judiciária em Escritório
Modelo, ou mesmo em estágio em Instituições Jurídica.
•
O aluno
realiza atividades de pesquisa junto aos órgãos Jurídicos tais como Tribunais,
Advocacia-Geral da União; Ministério
Público Federal e Estadual.
•
Para se tornar advogado, após a conclusão do
curso de direito terá que ser aprovado no exame da OAB - Ordem dos Advogados do
Brasil.
4-
Áreas de atuação dos profissionais do Direito:
•
Para pertencer a uma das carreiras jurídicas, na
área federal, por exemplo, Procurador Federal, Juiz Federal, Ministério
Público, Defensor Público, deverá ser aprovado em provas escritas e orais (no
mínimo em 2 ou 3 etapas).
•
Assim, o bacharel em Ciências Jurídicas possui
um amplo universo de atuação, pois a formação jurídica lhe permite desenvolver
com exclusividade variadas funções ligadas à Administração da Justiça, como
juiz, Procurador no âmbito da AGU, representante do Ministério Público,
advogado autônomo ou advogado empregado, defensor público, delegado de polícia
bem como advogado em outras entidades paraestatais e mesmo de empresas
particulares, sindicatos, associações, e demais organizações, incluindo atividades
de consultoria e assessoria.
•
O bacharel em Direito também é habilitado a
desenvolver as mais variadas funções na administração pública.
5-
Áreas de atividades dos profissionais do
Direito:
•
Pode se dar em diferentes áreas, tais como:
Direito Civil, Penal, Administrativo, Tributário, Comercial, Trabalho, Agrário,
Bancário, Eleitoral, Urbanístico, Ambiental, Internacional, do Consumidor,
dentre outros campos.
•
A área da informática é um universo novo (2010)
para o profissional de Direito e abre um mercado de trabalho em ascensão,
especialmente com a criação do processo eletrônico, em que o papel dará lugar a
virtualização das peças.
6-
Situações de equívocos:
•
1- Nem
sempre o bom advogado é necessariamente aquele que fala bem em público.
•
2- Afora a área criminal (e especificamente nos
tribunais do Júri) a maior parte da atuação do advogado é por meio da linguagem
escrita.
•
3- Não se
deixe enganar pelo “Quanto mais esperta a pessoa, melhor advogado será”.
•
4- A competência do profissional do Direito,
embora tenha ligação com uma certa perspicácia, está mais ligada à quantidade
de estudo e dedicação.
•
5- A realidade dos juízes, Procuradores e
advogados não é a de que trabalham pouco e ganham muito.
•
6- Embora evidentemente haja profissionais
bem-sucedidos (como em todas as áreas), de um modo geral, o profissional do
Direito deve suportar uma grande carga de trabalho para poder ter sua
compensação financeira.
7-
Considerações Gerais
•
O Direito Pátrio (Brasil) tem matriz positivista
(legislado) em geral, sua expectativa é voltada para o conhecimento das
leis. Contudo não afasta a idéia de que
o Direito como ciência, pode ser pensado numa perspectiva mais sociológica,
histórica, filosófica e formativa.
•
A cidadania deve ser cuidada pelo profissional
do direito numa relação entre Direito e Sociedade, num papel mais formativo do
que informativo. Os Universitários aprendem a lidar com a liberdade, a vida e o
patrimônio das pessoas.
•
Não se deve pensar em aprender para uma prova ou
de estudar porque o mercado de trabalho é competitivo. Contudo é preciso que os
alunos se capacitem para assumir sua responsabilidade social.
8-
Considerações Gerais
•
Logicamente, o curso oferece diversas
possibilidades no campo profissional, mas além disso o curso de Direito forma
para a cidadania.
•
Mais do que saber “o que é o Direito?” o
profissional deve saber dizer sobre cidadania e a defesa dos direitos. Então a
formação não é um simples decorar de leis, doutrinas ou teorias, mas um atuar
diante da realidade social e poder ter uma visão crítica, e com a certeza de
estar atuando para um mundo melhor.
•
Duração 5 anos
9
- Referência de pesquisa, site/página: