quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sobre o Socialismo e Comunismo

Estou postando um texto como simples observação, desprovido de posição científica.
Muitos dirão que tais conceitos não podem mais ser usados sem que fizéssemos um estudo complexo de sua evolução real e conceitual, pois o conceito literal certamente seria arcaico e ultrapassado por inadequado neste meu tempo!
Na verdade para conceituar teríamos que discorrer sobre alguns pressupostos, por exemplo, quem seria ou se ainda existe a classe de proletários verberado nas teorias, bem como o conceito de igualdade. Mas seria longo e cansativo, e teria ainda que me estender sobre igualdade, liberdade e fraternidade enquanto ideais desde o iluminismo. Se bem que já escrevi em textos anteriores aqui postados.
Bem, imagino que estamos cordatos pelo menos da forma conceitual tradicional de que o comunismo é um sistema econômico e político que só admite a propriedade estatal dos meios de produção (terras, fábricas, minas, mercadorias produzidas, etc.), abolindo a propriedade privada dos meios de produção. Pretende usar a luta armada na tomada do poder pelo proletariado.
Segundo meu dicionário, o lema principal do comunismo é: "a cada um segundo sua capacidade e suas necessidades" e "quem não trabalha não come". Pergunto, será possível?

Outro ponto, O Estado será necessário até atingir a fase comunista, após deverá desaparecer. Passando apenas a administração das "coisas". Mas sempre ocorreu o contrário, o crescimento enorme da burocracia!
No socialismo a base ideológica tem como objetivo incorporação dos meios de produção à coletividade. A coletivização dos meios de produção, objetivando a supressão das classes sociais, usa-se de processos parlamentares de luta.
Contudo, quando há mistura dos dois sistemas político/ideológico partidário comunistas e socialistas, não fica bem claro se querem tomar ou permanecer no poder através de procedimento parlamentar ou pelo uso da violência, a luta armada!

Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

Um comentário:

  1. Escrevi sobre similar tema:
    OLIVEIRA, Milton Luiz Gazaniga de. Políticas públicas e a exclusividade do exercício dos cargos na AGU: numa visão materialista. Fórum Administrativo, v. 10, n. 110, p. 21-23, abr. 2010.

    ResponderExcluir