quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Sobre a sabedoria

– Já lecionou Descartes: “... Mas tendo aprendido já no colégio que nada podemos imaginar de estranho e incrível que não tenha sido dito por algum filósofo.p. 24". Mas alerto que muitos filósofos não completaram suas obras no plano substancial. Portanto, haverá muito a realizar. Se escolher ser professor, lembre-se que também poderá se tornar um ignorante, pois, sou ignorante na medida em que ensino os outros e não aprendo nada. Ocorre que na vida serei um eterno aprendiz. Sempre comece pelas coisas mais fáceis em direção das complexas, ou seja, do simples ao composto e complexo: dos sentidos, entendimento e razão, pois ao contrário poderá se tornar um totalitário, usando uma razão mal formada.

Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

Um comentário:

  1. Apesar de tudo o que no mundo foi dito, muita coisa ficou apenas no campo da cogitação e muitos filósofos não completaram suas obras no plano substancial. Essa é a mensagem.
    “Todavia, a maioria, sem obrar, se refugia nos raciocínios, e acredita filosofar e se tornar assim homens bons, imitando nisso aqueles doentes que ouvem atentamente os médicos, mas não fazem nenhuma das coisas prescritas.”(Aristóteles).

    ResponderExcluir