segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O Chapéu.

Os dicionários indicam que seja uma peça do vestuário provida de copa e abas, tendo como finalidade cobrir, proteger a cabeça, servindo também como enfeite, adorno, indumentária.
Ele serve para nos proteger do frio, chuva, sol ou sereno noturno, em especial para o uso laboral e em atividades que expõe as pessoas aos elementos mencionados.
Quanto maior o chapéu, mais proteção oferece contra a chuva e sol. Contudo mais vulnerável ao vento, podendo se desprender da cabeça. Daí a necessidade do barbicacho, ou seja, um cordão preso no chapéu que passa por baixo do queixo.
Então, o chapéu é saúde para quem necessita de proteção contra a chuva, frio ou sol.
Quer parecer que temos o dia 15 de janeiro como o dia do chapéu, mas não tenho certeza disso.
Ele é uma veste muito democrática. Seu uso ocorre desde a cidade, praia, campo, mata e lavoura. Temos chapéus caros e outros baratos. Uns servem para determinadas ocasiões temporárias, como festas e comemorações e outros permanentes. Ele pode até representar o saber, o poder, exemplo, a cartola. Os chapéus caracterizaram personagens como Charlie Chaplin, Carmem Miranda (tutti-fruti) e muitos presidentes americanos usavam. Podem representar uma filosofia de vida.
Eu já usei na lavoura um chapéu grande, tecido em palha de trigo, atualmente usarei com mais frequência em razão das utilidades que ele oferece.
Todavia há recomendações para o não uso do chapéu em determinados lugares, ambientes ou ocasiões ou mesmo nos cumprimentos, uma vez que o chapéu esconde ou faz sombra em parte da nossa cabeça, ofuscando até o reconhecimento e identificação ou mesmo alterando certas expressões faciais. Portanto o chapéu deve ser usado com sabedoria e até certo respeito a padrões éticos e morais quando em determinados recintos ou ambientes!
Existem diversos tipos de chapéus que fazem as mulheres ficarem mais elegantes. Do mesmo modo aos homens, e até meninos e meninas.
Acho que alguns chapéus deveriam ter abas ajustáveis no tamanho para que nas ocasiões de chuva ou muito sol, a aba pudesse ser alongada manualmente para melhor proteger o usuário.

Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário