sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Arquiteto. Data comemorativa dia 15 de dezembro.

Profissão regulamentada pela Lei Nº 5.194, DE 24 DEZ 1966.
Arquitetura se refere à arte ou a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É a arte de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas. (definição extraída do Google)
(A arquitetura (AO 1945: arquitectura), (AO 1990: arquitetura) (do grego αρχή [arkhé] significando "primeiro" ou "principal" e τέχνη [tékhton] significando "construção") refere-se tanto ao processo quanto ao produto de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamentoorganizaçãoestética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).[1][2]
A arquitetura como atividade humana existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries. Uma definição mais precisa da área envolve todo o design (ou seja, o projeto) do ambiente construído pelo homem, o que engloba desde o desenho de mobiliário (desenho industrial) até o desenho da paisagem (paisagismo), da cidade (planejamento urbano e urbanismo) e da região (planejamento regional ou Ordenamento do território). Neste percurso, o trabalho de arquitetura passa necessariamente pelo desenho de edificações (considerada a atividade mais comum do arquiteto), como prédioscasasigrejaspalácios, entre outros edifícios. Segundo este ponto de vista, o trabalho do arquiteto envolveria, portanto, toda a escala da vida do homem, desde a manual até a urbana.)
Particularmente, entendo que a relevância da arquitetura ultrapassa a si mesma, enquanto formação e profissão autônoma ou independente, adentrando na interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade de outras áreas como a medicina das coisas por exemplo. Vejo como uma forma de medicina ao tratar nossos ambientes, pois se utiliza da estética e de outros métodos de intervenção e arranjos que podem ajudar ou melhorar nossa saúde. Um ambiente mal projetado pode afetar nossos corpos e disso poderia falar de diversos aspectos.
Então, se relaciona com a medicina dos corpos enquanto força de produção e de bem-estar ao sanar os ambientes e demais vetores que levariam a dificultar as atividades e lazer das pessoas. Na medicina das coisas enquanto salubridade dos espaços urbanos para elevar o nível de saúde. Imaginem os amontoamentos urbanos, sem avenidas, o comprometimento da boa circulação da água e do ar, trânsito (poluição dos motores), esgotos e decomposições, proliferando vetores..., todos esses quesitos/elementos seriam de péssima qualidade, desqualificando a relação entre o organismo e o meio, enquanto medicina urbana. Esse planejamento de espaços, também ganha qualidade com a intervenção e ordenação espacial do arquiteto.
Obs. Também nesta mesma data se comemora o dia do jardineiro, profissional muito utilizado pelo arquiteto!

Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário