Obs. Este artigo foi reeditado por IA - inteligência artificial, a partir do texto original preservado neste UT QUID
Ementa: Filosofia do
Direito. Direito normativo e projeção do futuro. Moralidade, liberdade e
regulação das condutas humanas. A utopia como modelo de organização social
orientado pela razão, pela educação, pela virtude e pela qualidade das
políticas públicas. A contradição entre o desenvolvimento moral da sociedade e
a proliferação legislativa. O Geo Posicionamento Jurídico (GPJ) como alegoria
do controle estatal permanente. A hipertrofia normativa como possível expressão
do enfraquecimento da autonomia moral e da liberdade individual. Reflexões
sobre os limites da coerção jurídica e a construção de uma sociedade
democrática.
Palavras-chave: Filosofia do
Direito; Direito e Moral; Utopia; Liberdade; Hiper-regulação; Políticas
Públicas; Democracia; Autonomia moral.
1. Introdução
O Direito,
especialmente em sua dimensão normativa, apresenta uma orientação
predominantemente prospectiva: estabelece regras destinadas a disciplinar
condutas, prevenir conflitos, atribuir consequências jurídicas a determinados
fatos e orientar o comportamento social. A norma jurídica, em regra, projeta-se
sobre situações futuras, embora o ordenamento também discipline fatos passados,
reconheça situações já constituídas e admita, em hipóteses específicas, efeitos
retroativos.
Essa característica
permite formular uma indagação: até que ponto o Direito, ao pretender organizar
o futuro, consegue compreender e transformar o presente?
A questão conduz a
outra, de maior profundidade filosófica: uma sociedade que multiplica
continuamente suas leis e mecanismos de controle demonstra maior evolução
institucional ou revela dificuldades para cultivar os valores morais
necessários à convivência coletiva?
É a partir dessas
indagações que se desenvolve o presente ensaio, mediante a construção de duas
realidades imaginárias e antagônicas: a Ilha da Utopia e o país de Marlboro. A
primeira representa uma sociedade que, apoiada na educação, na participação
democrática, na boa administração pública e no desenvolvimento das virtudes
humanas, reduz progressivamente sua dependência de comandos jurídicos
coercitivos. O segundo simboliza uma organização social em que a proliferação
de leis, códigos, tribunais e prisões se torna inversamente proporcional à
qualidade das políticas públicas e à autonomia moral dos cidadãos.
A contradição entre
esses dois modelos permite discutir o futuro do Direito, os limites da
regulação estatal e a possibilidade de uma sociedade na qual a moralidade não
seja substituída pela vigilância permanente.
2. O Direito
normativo e a projeção do futuro
O Direito não se
limita a descrever a realidade. Sua dimensão normativa procura influenciar
comportamentos, estabelecer deveres, proteger direitos e organizar as relações
sociais. A norma jurídica, nesse sentido, constitui um instrumento de orientação
da conduta e de prevenção de conflitos.
Entretanto, a
produção legislativa não deve ser confundida com a efetiva transformação da
sociedade. A edição de uma nova lei pode representar uma resposta necessária a
determinado problema, mas também pode constituir uma reação superficial a
dificuldades cujas causas se encontram na educação, na desigualdade, na
deficiência administrativa ou na ausência de políticas públicas adequadas.
A questão não está,
portanto, em rejeitar a lei, mas em compreender seus limites.
O Direito é
indispensável à organização democrática, à proteção das liberdades e à
contenção do arbítrio. Todavia, sua capacidade de ordenar a sociedade não é
ilimitada. A norma pode exigir uma conduta exterior, prever sanções e
estabelecer responsabilidades, mas não consegue, por si só, produzir convicções
morais autênticas.
Nesse ponto,
torna-se pertinente a distinção entre legalidade e moralidade. Uma conduta pode
ser juridicamente obrigatória sem decorrer de uma convicção moral do agente; da
mesma forma, uma ação pode ser moralmente valiosa sem depender de imposição
estatal.
O desafio de uma
ordem jurídica democrática consiste em assegurar o cumprimento das normas
legítimas sem transformar todos os aspectos da existência humana em objetos de
fiscalização e coerção.
3. A Ilha da
Utopia: a sociedade que aprende a necessitar de menos coerção
Imaginemos a Ilha
da Utopia, inspirada livremente na tradição inaugurada por Thomas More.
Seus primeiros
habitantes eram imigrantes e desbravadores provenientes de uma terra natal cuja
organização social havia entrado em profundo processo de deterioração. Embora
muitos daqueles que partiram fossem pessoas dotadas de capacidade, experiência
e discernimento, a sociedade de origem já não correspondia aos seus anseios mínimos
de convivência.
A moralidade
pública encontrava-se enfraquecida, os costumes perdiam sua função integradora,
a educação não conseguia cumprir adequadamente seu papel e a ciência deixava de
receber o tratamento necessário ao desenvolvimento coletivo. A má qualidade das
políticas públicas, somada à fragilidade ética de setores da sociedade e dos
poderes estatais, comprometera a confiança nas instituições.
Ao chegarem à nova
terra, os desbravadores trouxeram consigo os hábitos e as referências jurídicas
de sua origem. Por precaução, instituíram incontáveis códigos, criaram
tribunais e construíram prisões. Pretendiam evitar que os erros do passado se
reproduzissem no novo território.
A princípio, a Ilha
da Utopia parecia destinada a reproduzir a mesma cultura de controle que seus
habitantes haviam deixado para trás.
Entretanto, ocorreu
uma transformação decisiva. Os novos habitantes compreenderam que a
reconstrução social não poderia depender exclusivamente de proibições, sanções
e comandos. Decidiram, por vontade majoritária e mediante diferentes mecanismos
de participação democrática, privilegiar políticas públicas orientadas pela
educação, pela cultura, pela ciência, pela prevenção dos conflitos e pela
valorização da dignidade humana.
As decisões
coletivas passaram a considerar a participação direta, a deliberação pública e
a representação política, conforme a natureza de cada questão. A administração
pública deixou de ser concebida apenas como aparelho de imposição de obrigações
e passou a funcionar como instrumento de realização do interesse coletivo.
As relações entre
os habitantes foram progressivamente orientadas pela razão, pela
responsabilidade, pela confiança e pelo respeito às consequências naturais e
sociais das ações humanas.
Nesse ambiente, a
educação não se limitava à transmissão de conhecimentos. Contribuía para a
formação do juízo crítico, para a compreensão dos deveres coletivos e para o
desenvolvimento da autonomia moral.
A sociedade
começou, então, a experimentar uma transformação surpreendente: quanto mais se
aperfeiçoavam suas instituições e seus cidadãos, menos necessário se tornava
recorrer a determinados mecanismos de coerção.
Os antigos códigos,
antes considerados indispensáveis à manutenção da ordem, passaram a cair em
desuso, na medida em que as situações por eles disciplinadas deixavam de
constituir problemas relevantes ou encontravam soluções mais adequadas. Alguns
edifícios que haviam abrigado prisões e antigas cortes foram convertidos em
espaços de educação, pesquisa e cultura.
Não se tratava do
desaparecimento do Direito, mas de sua transformação funcional.
A lei permanecia
necessária para proteger direitos, solucionar conflitos e conter abusos. O que
diminuía era a dependência de uma normatividade excessiva, destinada a suprir,
mediante ameaças e sanções, deficiências que poderiam ser enfrentadas por
políticas públicas, instituições confiáveis e formação moral.
Na Ilha da Utopia,
o Direito deixava de ocupar todos os espaços da vida social porque a sociedade
aprendia a resolver, de maneira responsável, uma parcela crescente de seus
próprios problemas.
4. Marlboro: o país
das leis incontáveis e das liberdades tuteladas
Em contraposição à
Ilha da Utopia, imaginemos Marlboro, o país dos “contáveis homens livres, de
livre-arbítrio sobre a coisa pública, e incontáveis tutelados”.
Nesse território, a
produção de normas não conhecia descanso. Todos os dias surgiam novas leis,
regulamentos, códigos e procedimentos destinados a disciplinar as condutas
individuais e coletivas.
Diante de cada dificuldade,
a resposta institucional parecia ser a mesma: criar outra obrigação, instituir
nova proibição, estabelecer uma sanção adicional ou ampliar os mecanismos de
fiscalização.
A multiplicação
normativa era apresentada como sinal de modernização e eficiência. Contudo, a
realidade demonstrava uma contradição: quanto maior o número de regras, maior
parecia a necessidade de novas regras para assegurar o cumprimento das
anteriores.
As políticas
públicas, por sua vez, não acompanhavam a expansão do aparato jurídico.
Faltavam investimentos proporcionais em educação, prevenção, cultura, ciência e
serviços públicos. O Estado ampliava sua capacidade de prescrever
comportamentos sem desenvolver, na mesma medida, sua capacidade de oferecer
condições para que os cidadãos agissem com autonomia e responsabilidade.
Foi nesse contexto
que se concebeu um dispositivo fictício denominado Geo Posicionamento Jurídico
(GPJ), semelhante a um sistema de navegação por satélite.
O aparelho
resultava de um empreendimento interdisciplinar, multidisciplinar e
transdisciplinar, reunindo conhecimentos jurídicos, tecnológicos e científicos.
Sua concepção também evocava, por analogia, o Panóptico de Jeremy Bentham,
modelo arquitetônico de vigilância que permite pensar as relações entre
observação, disciplina e poder.
No país de
Marlboro, porém, a vigilância ultrapassava os limites físicos de uma prisão.
Ao sair de casa,
cada cidadão deveria portar obrigatoriamente o GPJ, sob pena de multa. A cada
deslocamento, intervalo de tempo ou distância percorrida, a tela do dispositivo
indicaria a situação jurídica correspondente àquele lugar e momento, apontando
obrigações a cumprir e consequências previstas para eventual descumprimento.
O cidadão passava a
ser acompanhado por uma espécie de mapa normativo permanente. Cada movimento
poderia desencadear uma advertência, uma obrigação ou uma imputação jurídica.
O Direito,
concebido originalmente como instrumento de organização da liberdade e proteção
da convivência, convertia-se em uma estrutura de tutela contínua.
A liberdade
formalmente reconhecida coexistia com a submissão prática a uma rede quase
ilimitada de comandos. O indivíduo permanecia livre em tese, mas precisava
consultar permanentemente o Estado para saber o que podia ou não fazer.
A metáfora do GPJ
evidencia, assim, uma contradição fundamental: quando a legalidade pretende
antecipar e disciplinar todos os comportamentos, corre o risco de transformar a
vida social em uma sucessão interminável de autorizações, proibições e ameaças
de sanção.
Em Marlboro, as
leis, os códigos, os tribunais e as prisões tornavam-se incontáveis, enquanto
os investimentos e os resultados das políticas públicas permaneciam
insuficientes quando comparados aos da Ilha da Utopia.
O crescimento do
aparato coercitivo não produzia, necessariamente, uma sociedade mais justa,
segura ou virtuosa. Produzia, antes, uma sociedade cada vez mais dependente da
fiscalização estatal.
5. A contradição:
quando o Direito ocupa o lugar da moral
A comparação entre
os dois territórios permite formular a tese central deste artigo: a expansão
ilimitada da regulação jurídica pode constituir um indício de insuficiência
moral e institucional, em vez de representar, por si só, o progresso da sociedade.
Essa afirmação
exige uma ressalva. Nem toda ampliação legislativa é negativa. Novas leis podem
ser necessárias para enfrentar formas de violência, proteger grupos
vulneráveis, corrigir desigualdades, disciplinar tecnologias emergentes e
assegurar direitos fundamentais. A ausência de normas também pode favorecer o
arbítrio e a exploração.
O problema surge
quando a produção normativa se converte em resposta automática a todo conflito,
independentemente da investigação de suas causas e da avaliação da eficácia das
medidas adotadas.
Nesse cenário, a
norma deixa de ser um instrumento seletivo de proteção de bens jurídicos e
passa a funcionar como substituto de políticas públicas consistentes, de
instituições responsáveis e de uma cultura de respeito recíproco.
A moral,
diferentemente do Direito estatal, envolve a reflexão sobre valores, deveres,
responsabilidades e razões para agir. Não se reduz à obediência motivada pelo
medo da punição.
Immanuel Kant, ao
distinguir a moralidade da mera conformidade exterior ao dever, oferece uma
referência importante para compreender essa diferença. Uma ação praticada
exclusivamente para evitar uma sanção não possui, por esse único motivo, o
mesmo significado moral de uma ação realizada por reconhecimento racional do dever.
A contribuição
kantiana não implica que o Direito deva depender da virtude íntima de cada
cidadão. O ordenamento jurídico precisa disciplinar relações externas entre
pessoas que possuem convicções distintas. Sua legitimidade, contudo, não
autoriza o Estado a confundir obediência com formação moral.
Quando a sociedade
passa a depender de uma regra para cada gesto, a pergunta deixa de ser apenas
se determinada conduta é permitida ou proibida. Torna-se necessário perguntar
por que os cidadãos perderam, ou foram impedidos de desenvolver, a capacidade
de orientar suas ações sem fiscalização permanente.
A hipertrofia
normativa pode, nesse sentido, revelar uma inversão de prioridades: em vez de
enfrentar as causas sociais e institucionais dos problemas, o poder público
multiplica as consequências jurídicas atribuídas aos comportamentos.
O resultado é uma
espécie de círculo vicioso. A insuficiência das políticas públicas alimenta
conflitos; os conflitos justificam novas normas; a multiplicação de normas
aumenta a complexidade do sistema; e a complexidade amplia a dependência de
especialistas, procedimentos e mecanismos de controle.
O Direito passa a
administrar continuamente os efeitos de problemas que não consegue prevenir ou
resolver em suas origens.
6. O GPJ e a
sociedade da vigilância
O GPJ, enquanto
construção alegórica, permite aprofundar a reflexão sobre a relação entre
tecnologia, Direito e liberdade.
A ideia de um
dispositivo capaz de informar ao cidadão, a cada passo, suas obrigações
jurídicas representa o limite extremo de uma sociedade que pretende converter a
totalidade da vida humana em objeto de regulação.
A analogia com o
Panóptico de Jeremy Bentham é especialmente relevante porque desloca a
discussão da mera existência de uma estrutura física de vigilância para o
problema mais amplo da observação permanente e de seus efeitos sobre o
comportamento.
Em uma sociedade
submetida a um controle contínuo, a pessoa pode passar a orientar suas ações
não pela convicção sobre o que é justo, prudente ou responsável, mas pelo
receio de ser observada e punida.
A vigilância deixa
de ser apenas um recurso excepcional de proteção e passa a integrar a própria
experiência cotidiana da liberdade.
A reflexão de
Michel Foucault sobre a disciplina e os mecanismos de poder também contribui
para essa análise. Em Vigiar e punir, o autor examina como práticas
institucionais de observação, classificação e correção participam da formação
de comportamentos e sujeitos disciplinados.
Aplicada à metáfora
de Marlboro, essa perspectiva permite perceber que o controle jurídico não se
manifesta apenas na existência de sanções. Ele pode estruturar o ambiente no
qual as pessoas tomam decisões, restringindo suas possibilidades práticas e
incentivando a conformidade permanente.
Isso não significa
que toda tecnologia de monitoramento seja ilegítima ou que toda fiscalização
estatal deva ser rejeitada. O controle público pode ser necessário para
proteger direitos, prevenir danos e assegurar o cumprimento de obrigações
legalmente estabelecidas.
A questão decisiva
está nos limites: finalidade legítima, necessidade, proporcionalidade,
transparência, proteção de dados, possibilidade de contestação e controle
democrático.
O GPJ de Marlboro
viola esses limites justamente porque transforma a vigilância em condição geral
da existência. A tecnologia, em vez de ampliar as capacidades humanas,
converte-se em instrumento de tutela.
Nesse ponto, a
contradição entre os dois modelos torna-se evidente. Na Ilha da Utopia, o
conhecimento e a tecnologia fortalecem a autonomia dos cidadãos; em Marlboro, a
inovação serve para tornar mais abrangente a submissão a comandos estatais.
7. Políticas
públicas, democracia e formação da autonomia
A oposição entre
Utopia e Marlboro não se resume à quantidade de leis. Seu fundamento está na
maneira como cada sociedade compreende a função do Estado.
Na Ilha da Utopia,
a ação estatal prioriza a prevenção dos conflitos e a criação de condições para
o desenvolvimento humano. A educação, a cultura, a ciência e a participação
democrática são tratadas como instrumentos de transformação social.
Em Marlboro,
prevalece a confiança excessiva na capacidade da norma de corrigir
comportamentos, enquanto as políticas públicas permanecem secundárias.
Essa diferença
conduz a uma conclusão importante: a qualidade da ordem jurídica depende também
da qualidade das instituições que a produzem e das condições sociais que
permitem sua aplicação legítima.
A democracia não se
esgota na aprovação formal de leis. Exige participação, deliberação,
transparência, responsabilização dos agentes públicos e condições efetivas para
que os cidadãos influenciem as decisões coletivas.
A participação
democrática, seja direta, deliberativa ou representativa, deve contribuir para
que os problemas sejam identificados em suas causas, as alternativas sejam
avaliadas e os resultados das políticas públicas sejam submetidos ao escrutínio
social.
A produção
legislativa deixa, então, de ser medida exclusivamente pelo número de normas
editadas e passa a ser avaliada por sua necessidade, coerência, legitimidade e
capacidade de produzir resultados compatíveis com os direitos fundamentais.
Uma sociedade
democrática não deve pretender eliminar o Direito, mas impedir que ele se
converta em finalidade autônoma, desvinculada das necessidades humanas que
justificam sua existência.
O Estado de Direito
não é aquele que simplesmente produz mais normas, mas aquele que se submete à
Constituição, respeita os direitos fundamentais, limita o exercício do poder e
oferece instrumentos efetivos para a solução justa dos conflitos.
A Ilha da Utopia
representa, portanto, não uma sociedade sem instituições jurídicas, mas uma
comunidade na qual o Direito, a moral, a educação e as políticas públicas
mantêm relações de complementaridade, sem que a coerção estatal ocupe todos os
espaços da vida social.
8. O futuro do
Direito e a possibilidade de uma sociedade menos prescritiva
A pergunta que dá
título a este artigo contém duas ideias que precisam ser examinadas
conjuntamente: o futuro do Direito e o fim da moral.
O fim da moral pode
ser compreendido, neste ensaio, não como uma previsão inevitável, mas como uma
hipótese crítica: o risco de que a autonomia moral seja progressivamente
substituída pela obediência externa, pela fiscalização e pelo medo da sanção.
Se toda conduta
depender de uma determinação estatal minuciosa, a moralidade poderá perder
espaço como dimensão autônoma da experiência humana. A pessoa deixará de
perguntar se uma ação é justa ou responsável e passará a perguntar,
prioritariamente, se ela está juridicamente autorizada.
Nesse contexto, o
futuro do Direito não deveria ser medido pela extensão de seu alcance, mas pela
capacidade de estabelecer limites legítimos ao poder, proteger a liberdade e
contribuir para uma convivência social responsável.
Uma ordem jurídica
madura precisa saber quando intervir e quando reconhecer espaços de autonomia.
Deve distinguir os comportamentos que exigem disciplina jurídica daqueles que
podem ser orientados pela educação, pela consciência, pela responsabilidade
individual e pelos mecanismos espontâneos de cooperação social.
A redução de normas
desnecessárias, a avaliação dos efeitos da legislação, a simplificação
administrativa e o investimento em políticas públicas podem contribuir para
diminuir a dependência excessiva da coerção.
Isso não pressupõe
a eliminação dos tribunais, das sanções ou das prisões, cuja existência pode
ser indispensável à proteção dos direitos. Pressupõe, antes, que esses instrumentos
sejam utilizados de maneira necessária, proporcional e compatível com a
dignidade humana.
A utopia, nesse
sentido, não deve ser entendida como um destino perfeito e definitivamente
alcançado. Constitui um horizonte crítico que permite avaliar a distância entre
a sociedade existente e aquela que se pretende construir.
O seu valor reside
justamente em questionar a naturalização de instituições, práticas e mecanismos
de controle que, embora historicamente construídos, não são imunes à crítica e
à transformação.
9. Conclusão
A história da
contradição entre a Ilha da Utopia e o país de Marlboro permite refletir sobre
dois caminhos possíveis para o desenvolvimento do Direito.
No primeiro, a
sociedade investe na educação, na cultura, na ciência, na participação
democrática e na qualidade das políticas públicas. O fortalecimento da
autonomia moral e das instituições contribui para reduzir a necessidade de
determinados mecanismos coercitivos, sem eliminar a função protetiva do
ordenamento jurídico.
No segundo, a
insuficiência das políticas públicas e a fragilidade da confiança institucional
são enfrentadas, predominantemente, pela multiplicação de leis, códigos,
sanções e instrumentos de vigilância. A liberdade permanece formalmente
reconhecida, mas seu exercício concreto passa a depender de uma sucessão
interminável de comandos.
A contradição
reside no fato de que o aumento da regulação não assegura, por si só, maior
justiça, segurança ou moralidade. Uma sociedade pode possuir inúmeras leis e,
ainda assim, apresentar graves deficiências éticas, administrativas e
democráticas.
O Direito é
necessário porque os seres humanos convivem em meio a diferenças, conflitos e
interesses que nem sempre podem ser harmonizados espontaneamente. Contudo, sua
necessidade não justifica a pretensão de disciplinar integralmente a existência
humana.
A lei deve proteger
a liberdade, e não transformar a liberdade em uma concessão condicionada à
vigilância permanente. A sanção deve responder a violações juridicamente
relevantes, e não substituir políticas públicas capazes de prevenir problemas.
A tecnologia deve ampliar as capacidades humanas, e não converter cada cidadão
em objeto de monitoramento contínuo.
O futuro do Direito
dependerá, em parte, da capacidade de reconhecer esses limites. O desafio não é
construir uma sociedade sem leis, mas uma sociedade que não precise transformar
todos os seus valores em comandos coercitivos para conseguir conviver.
A verdadeira utopia
jurídica talvez não seja aquela em que o Direito desaparece, mas aquela em que
ele deixa de precisar ocupar todos os espaços da vida social.
Afinal, quando a
sociedade necessita de uma norma para cada passo, talvez o problema não esteja
apenas nos passos dos cidadãos, mas também no caminho que as instituições
escolheram para conduzi-los.
A liberdade não se
realiza pela ausência absoluta de normas, mas pela existência de um Direito
legítimo que proteja a autonomia humana sem pretender substituí-la.
Referências
bibliográficas
BENTHAM, Jeremy. O
panóptico. Organização de Tomaz Tadeu. Tradução de Guacira Lopes Louro, M.
D. Magno e Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
BOBBIO, Norberto. Teoria
do ordenamento jurídico. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília,
1995.
FOUCAULT, Michel. Vigiar
e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis,
RJ: Vozes, 1987.
KANT, Immanuel. A
metafísica dos costumes. Tradução de Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2003.
KANT, Immanuel. Fundamentação
da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70,
2007.
MORE, Thomas. Utopia.
Tradução de Jefferson Luiz Camargo e Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo:
Martins Fontes, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário