segunda-feira, 26 de outubro de 2026

O FUTURO DO DIREITO E O FIM DA MORAL: UTOPIA E CONTRADIÇÃO

 Obs. Este artigo foi reeditado por IA - inteligência artificial, a partir do texto original preservado neste UT QUID

Ementa: Filosofia do Direito. Direito normativo e projeção do futuro. Moralidade, liberdade e regulação das condutas humanas. A utopia como modelo de organização social orientado pela razão, pela educação, pela virtude e pela qualidade das políticas públicas. A contradição entre o desenvolvimento moral da sociedade e a proliferação legislativa. O Geo Posicionamento Jurídico (GPJ) como alegoria do controle estatal permanente. A hipertrofia normativa como possível expressão do enfraquecimento da autonomia moral e da liberdade individual. Reflexões sobre os limites da coerção jurídica e a construção de uma sociedade democrática.

Palavras-chave: Filosofia do Direito; Direito e Moral; Utopia; Liberdade; Hiper-regulação; Políticas Públicas; Democracia; Autonomia moral.

1. Introdução

O Direito, especialmente em sua dimensão normativa, apresenta uma orientação predominantemente prospectiva: estabelece regras destinadas a disciplinar condutas, prevenir conflitos, atribuir consequências jurídicas a determinados fatos e orientar o comportamento social. A norma jurídica, em regra, projeta-se sobre situações futuras, embora o ordenamento também discipline fatos passados, reconheça situações já constituídas e admita, em hipóteses específicas, efeitos retroativos.

Essa característica permite formular uma indagação: até que ponto o Direito, ao pretender organizar o futuro, consegue compreender e transformar o presente?

A questão conduz a outra, de maior profundidade filosófica: uma sociedade que multiplica continuamente suas leis e mecanismos de controle demonstra maior evolução institucional ou revela dificuldades para cultivar os valores morais necessários à convivência coletiva?

É a partir dessas indagações que se desenvolve o presente ensaio, mediante a construção de duas realidades imaginárias e antagônicas: a Ilha da Utopia e o país de Marlboro. A primeira representa uma sociedade que, apoiada na educação, na participação democrática, na boa administração pública e no desenvolvimento das virtudes humanas, reduz progressivamente sua dependência de comandos jurídicos coercitivos. O segundo simboliza uma organização social em que a proliferação de leis, códigos, tribunais e prisões se torna inversamente proporcional à qualidade das políticas públicas e à autonomia moral dos cidadãos.

A contradição entre esses dois modelos permite discutir o futuro do Direito, os limites da regulação estatal e a possibilidade de uma sociedade na qual a moralidade não seja substituída pela vigilância permanente.

2. O Direito normativo e a projeção do futuro

O Direito não se limita a descrever a realidade. Sua dimensão normativa procura influenciar comportamentos, estabelecer deveres, proteger direitos e organizar as relações sociais. A norma jurídica, nesse sentido, constitui um instrumento de orientação da conduta e de prevenção de conflitos.

Entretanto, a produção legislativa não deve ser confundida com a efetiva transformação da sociedade. A edição de uma nova lei pode representar uma resposta necessária a determinado problema, mas também pode constituir uma reação superficial a dificuldades cujas causas se encontram na educação, na desigualdade, na deficiência administrativa ou na ausência de políticas públicas adequadas.

A questão não está, portanto, em rejeitar a lei, mas em compreender seus limites.

O Direito é indispensável à organização democrática, à proteção das liberdades e à contenção do arbítrio. Todavia, sua capacidade de ordenar a sociedade não é ilimitada. A norma pode exigir uma conduta exterior, prever sanções e estabelecer responsabilidades, mas não consegue, por si só, produzir convicções morais autênticas.

Nesse ponto, torna-se pertinente a distinção entre legalidade e moralidade. Uma conduta pode ser juridicamente obrigatória sem decorrer de uma convicção moral do agente; da mesma forma, uma ação pode ser moralmente valiosa sem depender de imposição estatal.

O desafio de uma ordem jurídica democrática consiste em assegurar o cumprimento das normas legítimas sem transformar todos os aspectos da existência humana em objetos de fiscalização e coerção.

3. A Ilha da Utopia: a sociedade que aprende a necessitar de menos coerção

Imaginemos a Ilha da Utopia, inspirada livremente na tradição inaugurada por Thomas More.

Seus primeiros habitantes eram imigrantes e desbravadores provenientes de uma terra natal cuja organização social havia entrado em profundo processo de deterioração. Embora muitos daqueles que partiram fossem pessoas dotadas de capacidade, experiência e discernimento, a sociedade de origem já não correspondia aos seus anseios mínimos de convivência.

A moralidade pública encontrava-se enfraquecida, os costumes perdiam sua função integradora, a educação não conseguia cumprir adequadamente seu papel e a ciência deixava de receber o tratamento necessário ao desenvolvimento coletivo. A má qualidade das políticas públicas, somada à fragilidade ética de setores da sociedade e dos poderes estatais, comprometera a confiança nas instituições.

Ao chegarem à nova terra, os desbravadores trouxeram consigo os hábitos e as referências jurídicas de sua origem. Por precaução, instituíram incontáveis códigos, criaram tribunais e construíram prisões. Pretendiam evitar que os erros do passado se reproduzissem no novo território.

A princípio, a Ilha da Utopia parecia destinada a reproduzir a mesma cultura de controle que seus habitantes haviam deixado para trás.

Entretanto, ocorreu uma transformação decisiva. Os novos habitantes compreenderam que a reconstrução social não poderia depender exclusivamente de proibições, sanções e comandos. Decidiram, por vontade majoritária e mediante diferentes mecanismos de participação democrática, privilegiar políticas públicas orientadas pela educação, pela cultura, pela ciência, pela prevenção dos conflitos e pela valorização da dignidade humana.

As decisões coletivas passaram a considerar a participação direta, a deliberação pública e a representação política, conforme a natureza de cada questão. A administração pública deixou de ser concebida apenas como aparelho de imposição de obrigações e passou a funcionar como instrumento de realização do interesse coletivo.

As relações entre os habitantes foram progressivamente orientadas pela razão, pela responsabilidade, pela confiança e pelo respeito às consequências naturais e sociais das ações humanas.

Nesse ambiente, a educação não se limitava à transmissão de conhecimentos. Contribuía para a formação do juízo crítico, para a compreensão dos deveres coletivos e para o desenvolvimento da autonomia moral.

A sociedade começou, então, a experimentar uma transformação surpreendente: quanto mais se aperfeiçoavam suas instituições e seus cidadãos, menos necessário se tornava recorrer a determinados mecanismos de coerção.

Os antigos códigos, antes considerados indispensáveis à manutenção da ordem, passaram a cair em desuso, na medida em que as situações por eles disciplinadas deixavam de constituir problemas relevantes ou encontravam soluções mais adequadas. Alguns edifícios que haviam abrigado prisões e antigas cortes foram convertidos em espaços de educação, pesquisa e cultura.

Não se tratava do desaparecimento do Direito, mas de sua transformação funcional.

A lei permanecia necessária para proteger direitos, solucionar conflitos e conter abusos. O que diminuía era a dependência de uma normatividade excessiva, destinada a suprir, mediante ameaças e sanções, deficiências que poderiam ser enfrentadas por políticas públicas, instituições confiáveis e formação moral.

Na Ilha da Utopia, o Direito deixava de ocupar todos os espaços da vida social porque a sociedade aprendia a resolver, de maneira responsável, uma parcela crescente de seus próprios problemas.

4. Marlboro: o país das leis incontáveis e das liberdades tuteladas

Em contraposição à Ilha da Utopia, imaginemos Marlboro, o país dos “contáveis homens livres, de livre-arbítrio sobre a coisa pública, e incontáveis tutelados”.

Nesse território, a produção de normas não conhecia descanso. Todos os dias surgiam novas leis, regulamentos, códigos e procedimentos destinados a disciplinar as condutas individuais e coletivas.

Diante de cada dificuldade, a resposta institucional parecia ser a mesma: criar outra obrigação, instituir nova proibição, estabelecer uma sanção adicional ou ampliar os mecanismos de fiscalização.

A multiplicação normativa era apresentada como sinal de modernização e eficiência. Contudo, a realidade demonstrava uma contradição: quanto maior o número de regras, maior parecia a necessidade de novas regras para assegurar o cumprimento das anteriores.

As políticas públicas, por sua vez, não acompanhavam a expansão do aparato jurídico. Faltavam investimentos proporcionais em educação, prevenção, cultura, ciência e serviços públicos. O Estado ampliava sua capacidade de prescrever comportamentos sem desenvolver, na mesma medida, sua capacidade de oferecer condições para que os cidadãos agissem com autonomia e responsabilidade.

Foi nesse contexto que se concebeu um dispositivo fictício denominado Geo Posicionamento Jurídico (GPJ), semelhante a um sistema de navegação por satélite.

O aparelho resultava de um empreendimento interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, reunindo conhecimentos jurídicos, tecnológicos e científicos. Sua concepção também evocava, por analogia, o Panóptico de Jeremy Bentham, modelo arquitetônico de vigilância que permite pensar as relações entre observação, disciplina e poder.

No país de Marlboro, porém, a vigilância ultrapassava os limites físicos de uma prisão.

Ao sair de casa, cada cidadão deveria portar obrigatoriamente o GPJ, sob pena de multa. A cada deslocamento, intervalo de tempo ou distância percorrida, a tela do dispositivo indicaria a situação jurídica correspondente àquele lugar e momento, apontando obrigações a cumprir e consequências previstas para eventual descumprimento.

O cidadão passava a ser acompanhado por uma espécie de mapa normativo permanente. Cada movimento poderia desencadear uma advertência, uma obrigação ou uma imputação jurídica.

O Direito, concebido originalmente como instrumento de organização da liberdade e proteção da convivência, convertia-se em uma estrutura de tutela contínua.

A liberdade formalmente reconhecida coexistia com a submissão prática a uma rede quase ilimitada de comandos. O indivíduo permanecia livre em tese, mas precisava consultar permanentemente o Estado para saber o que podia ou não fazer.

A metáfora do GPJ evidencia, assim, uma contradição fundamental: quando a legalidade pretende antecipar e disciplinar todos os comportamentos, corre o risco de transformar a vida social em uma sucessão interminável de autorizações, proibições e ameaças de sanção.

Em Marlboro, as leis, os códigos, os tribunais e as prisões tornavam-se incontáveis, enquanto os investimentos e os resultados das políticas públicas permaneciam insuficientes quando comparados aos da Ilha da Utopia.

O crescimento do aparato coercitivo não produzia, necessariamente, uma sociedade mais justa, segura ou virtuosa. Produzia, antes, uma sociedade cada vez mais dependente da fiscalização estatal.

5. A contradição: quando o Direito ocupa o lugar da moral

A comparação entre os dois territórios permite formular a tese central deste artigo: a expansão ilimitada da regulação jurídica pode constituir um indício de insuficiência moral e institucional, em vez de representar, por si só, o progresso da sociedade.

Essa afirmação exige uma ressalva. Nem toda ampliação legislativa é negativa. Novas leis podem ser necessárias para enfrentar formas de violência, proteger grupos vulneráveis, corrigir desigualdades, disciplinar tecnologias emergentes e assegurar direitos fundamentais. A ausência de normas também pode favorecer o arbítrio e a exploração.

O problema surge quando a produção normativa se converte em resposta automática a todo conflito, independentemente da investigação de suas causas e da avaliação da eficácia das medidas adotadas.

Nesse cenário, a norma deixa de ser um instrumento seletivo de proteção de bens jurídicos e passa a funcionar como substituto de políticas públicas consistentes, de instituições responsáveis e de uma cultura de respeito recíproco.

A moral, diferentemente do Direito estatal, envolve a reflexão sobre valores, deveres, responsabilidades e razões para agir. Não se reduz à obediência motivada pelo medo da punição.

Immanuel Kant, ao distinguir a moralidade da mera conformidade exterior ao dever, oferece uma referência importante para compreender essa diferença. Uma ação praticada exclusivamente para evitar uma sanção não possui, por esse único motivo, o mesmo significado moral de uma ação realizada por reconhecimento racional do dever.

A contribuição kantiana não implica que o Direito deva depender da virtude íntima de cada cidadão. O ordenamento jurídico precisa disciplinar relações externas entre pessoas que possuem convicções distintas. Sua legitimidade, contudo, não autoriza o Estado a confundir obediência com formação moral.

Quando a sociedade passa a depender de uma regra para cada gesto, a pergunta deixa de ser apenas se determinada conduta é permitida ou proibida. Torna-se necessário perguntar por que os cidadãos perderam, ou foram impedidos de desenvolver, a capacidade de orientar suas ações sem fiscalização permanente.

A hipertrofia normativa pode, nesse sentido, revelar uma inversão de prioridades: em vez de enfrentar as causas sociais e institucionais dos problemas, o poder público multiplica as consequências jurídicas atribuídas aos comportamentos.

O resultado é uma espécie de círculo vicioso. A insuficiência das políticas públicas alimenta conflitos; os conflitos justificam novas normas; a multiplicação de normas aumenta a complexidade do sistema; e a complexidade amplia a dependência de especialistas, procedimentos e mecanismos de controle.

O Direito passa a administrar continuamente os efeitos de problemas que não consegue prevenir ou resolver em suas origens.

6. O GPJ e a sociedade da vigilância

O GPJ, enquanto construção alegórica, permite aprofundar a reflexão sobre a relação entre tecnologia, Direito e liberdade.

A ideia de um dispositivo capaz de informar ao cidadão, a cada passo, suas obrigações jurídicas representa o limite extremo de uma sociedade que pretende converter a totalidade da vida humana em objeto de regulação.

A analogia com o Panóptico de Jeremy Bentham é especialmente relevante porque desloca a discussão da mera existência de uma estrutura física de vigilância para o problema mais amplo da observação permanente e de seus efeitos sobre o comportamento.

Em uma sociedade submetida a um controle contínuo, a pessoa pode passar a orientar suas ações não pela convicção sobre o que é justo, prudente ou responsável, mas pelo receio de ser observada e punida.

A vigilância deixa de ser apenas um recurso excepcional de proteção e passa a integrar a própria experiência cotidiana da liberdade.

A reflexão de Michel Foucault sobre a disciplina e os mecanismos de poder também contribui para essa análise. Em Vigiar e punir, o autor examina como práticas institucionais de observação, classificação e correção participam da formação de comportamentos e sujeitos disciplinados.

Aplicada à metáfora de Marlboro, essa perspectiva permite perceber que o controle jurídico não se manifesta apenas na existência de sanções. Ele pode estruturar o ambiente no qual as pessoas tomam decisões, restringindo suas possibilidades práticas e incentivando a conformidade permanente.

Isso não significa que toda tecnologia de monitoramento seja ilegítima ou que toda fiscalização estatal deva ser rejeitada. O controle público pode ser necessário para proteger direitos, prevenir danos e assegurar o cumprimento de obrigações legalmente estabelecidas.

A questão decisiva está nos limites: finalidade legítima, necessidade, proporcionalidade, transparência, proteção de dados, possibilidade de contestação e controle democrático.

O GPJ de Marlboro viola esses limites justamente porque transforma a vigilância em condição geral da existência. A tecnologia, em vez de ampliar as capacidades humanas, converte-se em instrumento de tutela.

Nesse ponto, a contradição entre os dois modelos torna-se evidente. Na Ilha da Utopia, o conhecimento e a tecnologia fortalecem a autonomia dos cidadãos; em Marlboro, a inovação serve para tornar mais abrangente a submissão a comandos estatais.

7. Políticas públicas, democracia e formação da autonomia

A oposição entre Utopia e Marlboro não se resume à quantidade de leis. Seu fundamento está na maneira como cada sociedade compreende a função do Estado.

Na Ilha da Utopia, a ação estatal prioriza a prevenção dos conflitos e a criação de condições para o desenvolvimento humano. A educação, a cultura, a ciência e a participação democrática são tratadas como instrumentos de transformação social.

Em Marlboro, prevalece a confiança excessiva na capacidade da norma de corrigir comportamentos, enquanto as políticas públicas permanecem secundárias.

Essa diferença conduz a uma conclusão importante: a qualidade da ordem jurídica depende também da qualidade das instituições que a produzem e das condições sociais que permitem sua aplicação legítima.

A democracia não se esgota na aprovação formal de leis. Exige participação, deliberação, transparência, responsabilização dos agentes públicos e condições efetivas para que os cidadãos influenciem as decisões coletivas.

A participação democrática, seja direta, deliberativa ou representativa, deve contribuir para que os problemas sejam identificados em suas causas, as alternativas sejam avaliadas e os resultados das políticas públicas sejam submetidos ao escrutínio social.

A produção legislativa deixa, então, de ser medida exclusivamente pelo número de normas editadas e passa a ser avaliada por sua necessidade, coerência, legitimidade e capacidade de produzir resultados compatíveis com os direitos fundamentais.

Uma sociedade democrática não deve pretender eliminar o Direito, mas impedir que ele se converta em finalidade autônoma, desvinculada das necessidades humanas que justificam sua existência.

O Estado de Direito não é aquele que simplesmente produz mais normas, mas aquele que se submete à Constituição, respeita os direitos fundamentais, limita o exercício do poder e oferece instrumentos efetivos para a solução justa dos conflitos.

A Ilha da Utopia representa, portanto, não uma sociedade sem instituições jurídicas, mas uma comunidade na qual o Direito, a moral, a educação e as políticas públicas mantêm relações de complementaridade, sem que a coerção estatal ocupe todos os espaços da vida social.

8. O futuro do Direito e a possibilidade de uma sociedade menos prescritiva

A pergunta que dá título a este artigo contém duas ideias que precisam ser examinadas conjuntamente: o futuro do Direito e o fim da moral.

O fim da moral pode ser compreendido, neste ensaio, não como uma previsão inevitável, mas como uma hipótese crítica: o risco de que a autonomia moral seja progressivamente substituída pela obediência externa, pela fiscalização e pelo medo da sanção.

Se toda conduta depender de uma determinação estatal minuciosa, a moralidade poderá perder espaço como dimensão autônoma da experiência humana. A pessoa deixará de perguntar se uma ação é justa ou responsável e passará a perguntar, prioritariamente, se ela está juridicamente autorizada.

Nesse contexto, o futuro do Direito não deveria ser medido pela extensão de seu alcance, mas pela capacidade de estabelecer limites legítimos ao poder, proteger a liberdade e contribuir para uma convivência social responsável.

Uma ordem jurídica madura precisa saber quando intervir e quando reconhecer espaços de autonomia. Deve distinguir os comportamentos que exigem disciplina jurídica daqueles que podem ser orientados pela educação, pela consciência, pela responsabilidade individual e pelos mecanismos espontâneos de cooperação social.

A redução de normas desnecessárias, a avaliação dos efeitos da legislação, a simplificação administrativa e o investimento em políticas públicas podem contribuir para diminuir a dependência excessiva da coerção.

Isso não pressupõe a eliminação dos tribunais, das sanções ou das prisões, cuja existência pode ser indispensável à proteção dos direitos. Pressupõe, antes, que esses instrumentos sejam utilizados de maneira necessária, proporcional e compatível com a dignidade humana.

A utopia, nesse sentido, não deve ser entendida como um destino perfeito e definitivamente alcançado. Constitui um horizonte crítico que permite avaliar a distância entre a sociedade existente e aquela que se pretende construir.

O seu valor reside justamente em questionar a naturalização de instituições, práticas e mecanismos de controle que, embora historicamente construídos, não são imunes à crítica e à transformação.

9. Conclusão

A história da contradição entre a Ilha da Utopia e o país de Marlboro permite refletir sobre dois caminhos possíveis para o desenvolvimento do Direito.

No primeiro, a sociedade investe na educação, na cultura, na ciência, na participação democrática e na qualidade das políticas públicas. O fortalecimento da autonomia moral e das instituições contribui para reduzir a necessidade de determinados mecanismos coercitivos, sem eliminar a função protetiva do ordenamento jurídico.

No segundo, a insuficiência das políticas públicas e a fragilidade da confiança institucional são enfrentadas, predominantemente, pela multiplicação de leis, códigos, sanções e instrumentos de vigilância. A liberdade permanece formalmente reconhecida, mas seu exercício concreto passa a depender de uma sucessão interminável de comandos.

A contradição reside no fato de que o aumento da regulação não assegura, por si só, maior justiça, segurança ou moralidade. Uma sociedade pode possuir inúmeras leis e, ainda assim, apresentar graves deficiências éticas, administrativas e democráticas.

O Direito é necessário porque os seres humanos convivem em meio a diferenças, conflitos e interesses que nem sempre podem ser harmonizados espontaneamente. Contudo, sua necessidade não justifica a pretensão de disciplinar integralmente a existência humana.

A lei deve proteger a liberdade, e não transformar a liberdade em uma concessão condicionada à vigilância permanente. A sanção deve responder a violações juridicamente relevantes, e não substituir políticas públicas capazes de prevenir problemas. A tecnologia deve ampliar as capacidades humanas, e não converter cada cidadão em objeto de monitoramento contínuo.

O futuro do Direito dependerá, em parte, da capacidade de reconhecer esses limites. O desafio não é construir uma sociedade sem leis, mas uma sociedade que não precise transformar todos os seus valores em comandos coercitivos para conseguir conviver.

A verdadeira utopia jurídica talvez não seja aquela em que o Direito desaparece, mas aquela em que ele deixa de precisar ocupar todos os espaços da vida social.

Afinal, quando a sociedade necessita de uma norma para cada passo, talvez o problema não esteja apenas nos passos dos cidadãos, mas também no caminho que as instituições escolheram para conduzi-los.

A liberdade não se realiza pela ausência absoluta de normas, mas pela existência de um Direito legítimo que proteja a autonomia humana sem pretender substituí-la.

Referências bibliográficas

BENTHAM, Jeremy. O panóptico. Organização de Tomaz Tadeu. Tradução de Guacira Lopes Louro, M. D. Magno e Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1995.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. Tradução de Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2003.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

MORE, Thomas. Utopia. Tradução de Jefferson Luiz Camargo e Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário