quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A SEGURANÇA JURÍDICA

O termo segurança jurídica tem grande significância. Toda vez que uma decisão judicial, ou um ato do executivo vier extrapolar os limites da Lei certamente causará uma insegurança jurídica, ainda que carregue consigo um grau de justiça concreta mais elevada do que tivesse sido considerado apenas a lei. Temos um exemplo recente quando o STF autorizou a prisão antes do trânsito em julgado (CF/88, Art. 5º LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;). Trata-se do denominado princípio da presunção de inocência. Então quer me parecer que a Constituição assim não autoriza a prisão antes do trânsito em julgado. Por mais que se possa imaginar que tal decisão, no exemplo do STF, foi a mais equânime (justa) e correta possível. No entanto, desviou-se do direito formal adentrando no ativismo judicial! Não abomino as teorias concretas do direito, seja materialista, direito natural, ou até mesmo historicista (este enquanto o direito ditado pela consciência social). Contudo, não consigo imaginar que em nosso país seja aberta mais de uma fonte primária de poder (nesse caso o STF) em fixar os valores de justiça, uma vez que no Brasil a forma usual de justiça se inicia ou provem da norma enquanto valores positivados. Em regra são valores buscados no seio da sociedade pelo poder legiferante, primeiramente pelo constituinte em seguida o derivado ou reformador e por fim o legislador ordinário, fixando os valores de justiça para alimentar a dinâmica do direito positivo. Por sua vez na etapa seguinte é transferindo deste poder legislador a tarefa de aplicação ao judiciário como aplicador ao fato apreciado, sempre com a devida vinculação legal dos casos julgados pelos aludidos juízos e tribunais. Quando entregamos aos tribunais a tarefa concreta mediante um comportamento individual do magistrado em criar o direito para, ato contínuo, dizer ou aplicá-lo ao caso concreto, substituindo o legislador, correremos o risco da completa queda do critério formal. Neste caso, podem eles e nós mesmos facilmente confundir direito e moral, uma vez que o Juiz poderia a qualquer momento julgar conforme o clamor social ou moral, desconsiderando a ciência jurídica em si, trazendo para dentro do direito as visões das demais ciências sociais. Então a partir daí imagino que os concursos de Juízes, Procuradores, Promotores e demais Advogados Públicos, bem como a escolha de desembargadores e ministros nos tribunais não devessem ser uma exclusividade dos titulados na faculdade de direito, mas de qualquer outro curso das ciências sociais ou humanas, tais como um economista, sociólogo, filósofo, psicólogo, assistente social, médico... Isso porque o direito não mais estaria restrito nas regras e normas positivadas, mas em valores sociais soltos no meio humano e possíveis de serem colhidos diretamente ou empiricamente da sociedade pelo operador do direito. Aos que tenham lido esse meu texto dirão que minha posição é Kelseniana em defesa de uma teoria pura do direito. Contudo, o que me assusta são as incríveis e instáveis mentes humanas que conseguem mesmo que de maneira meritória ingressassem no mundo das funções de operadores do direito com poderes para decidir sobre direito e deveres e julgar sobre as mais variadas questões. Então as possibilidades, modos, formas e maneiras de se fazer justiça seriam incontáveis se descuidássemos da norma e se ela deixasse de ser o padrão mínimo do justo, pois critérios políticos, religiosos, morais e mesmo amorais estariam liberados para todos os gostos de sentenças.
Isso se tornaria temerário e creio que não seria possível transferir aos agentes jurídicos amplos poderes nos casos a serem julgados e de estabelecer precedentes em todos os valores permeados no momento social vigente sobre critérios de se fazer justiça, despindo o legislador enquanto fiduciário do povo cuja legitimidade legal no plano formal de justiça a detém. Ocorre que na casa legislativa antes de fixar os valores na lei, sempre haverá um demorado debate. A lei criada vai estabelecer um mínimo de técnicas para a utilização da justiça formal ao caso posto em apreciação.
Então, fazer justiça no direito positivo é decorrente do direito escrito, uma vez que o estado democrático de direito, em regra não adota o direito natural sem antes o transformar em regra positivada, normalmente escrita. Tampouco o clamor popular como fonte primária de decidibilidade, sem o mínimo de garantia ao apego legal. Ocorre que a Constituição encontra-se no ápice desse sistema positivo, que por autorização ou critério de validade, torna legítima ao delegar competência às decisões sobre o caso concreto aos agentes jurídicos. Todavia, jamais em criar ou inovar o direito geral, senão aplicar a regra, devendo os operadores, utilizar-se do melhor tecnicismo ou interpretação para adequação da norma ao caso concreto. Mas não nego e compreendo aqueles que mesmo submetidos a uma matriz positivista defendem a ideia de o direito comportar a existência de outras formas e fontes, ao entenderem o direito através de outras correntes ou matrizes filosóficas e então de se efetivar a justiça. Entre elas a teoria pluralista e a jusnaturalista, zetética em oposição à dogmática, dialética, etc. Contudo, quando admitirmos a flexibilidade de todas as regras (leis ou normas...) sem um critério procedimental de justiça autorizada pelo direito positivo no caso como seguido pelo Brasil, seremos jogados, inexoravelmente, ao mundo da insegurança jurídica. Então devemos ter em mente o que seja a Segurança jurídica.
            O termo "segurança" na definição lexicográfica, dicionário Aurélio[1] tem a seguinte conotação: "S. f. 1. Ato ou efeito de segurar. 2. Estado, qualidade ou condição de seguro. 3. Condição daquele  ou daquilo em que se pode confiar. Certeza, firmeza, convicção. 5. Confiança em si mesmo; autoconfiança. 6. Caução garantia; seguro."
            Para relembrar, já disse que em alguns estados federados nos EUA, o Juiz é eleito, então ele estará autorizado e legitimado a inovar e criar o direito através de precedentes. No Brasil, quem pode inovar e criar o direito é apenas o legislador ao Juiz cabe aplicar e interpretar a lei, em casos de omissões e obscuridade, se socorrendo da doutrina e jurisprudência. Julgar contra a lei pode causar uma enorme insegurança jurídica, salvo quando a própria lei for inconstitucional ou houver incompatibilidade legal. (obs, não estou me referindo à reforma do CPC que autoriza o efeito vinculante das decisões) .
A "Segurança Jurídica" deve ser entendida como a certeza de podermos confiar, com firmeza ou convicção, de que a alteração da regra somente produzirá os efeitos desejados depois de obedecido critérios temporais perfeitamente delimitados. Sempre no sentido de se permitir que antes da aprovação da norma haja uma plena discussão parlamentar.
Há que se registrar o fato de não estar no âmbito da nossa intenção investigar o dualismo "segurança e justiça", entendermos que a concepção desta última expressão "justiça" tem carga valorativa contextual segundo o enfoque pretendido pelo pesquisador.
Para que possam prevalecer os cânones da justiça legal, uma vez que o Estado de direito preserva, não obstante carregado de mazelas, a democracia. E a lei num Estado Democrático é legítima pelo critério de autorização (o voto do povo ao parlamentar).
A Segurança jurídica, ora em debate, tem como interesse o papel fundamental de dar estabilidade às relações. Trata-se de uma incessante busca, conquanto nunca acabada, uma vez que o direito integra o contexto social, posto que, não há outro lugar para o direito senão dentro do espaço social. O direito nada mais é do que um produto da convivência, ubi societas ,  ibi jus - onde há sociedade, há o direito. Todavia, essa premissa acima colocada, deve ser entendida como revisora ou atualizadora do direito enquanto função política-jurídica de criação e manutenção da ordem jurídica que, por sua vez, caminha ou pelo menos deveria caminhar em constante evolução ao lado dos anseios sociais.
O dogma segurança é tanto uma exigência do cidadão como um dever do Estado Democrático para que a participação do povo nas decisões não se transforme em mera promessa e por sua vez não cumprida.
            Deixamos registrado que procuramos analisar a segurança jurídica muito mais no seu aspecto formal do que a partir de um cunho sociológico.
Evidentemente, não se deve ignorar que a questão segurança jurídica se relaciona ou envolve aspectos filosóficos tais como a legitimidade do poder que o assegura e os valores supremos da justiça.
A idéia da segurança jurídica também está inserida na natureza humana, não sendo preocupação tão-somente de ordem social, mas também individual. Por mais que optamos pela defesa de uma justiça legal o sentimento de injustiça pode aparecer no âmbito do indivíduo ou no seio social, ainda que apresentada sob a forma de uma lei. Vale lembrar novamente ao apelo de Rui Barbosa, citado na Enciclopédia do Advogado[2] para definir os limites da lei frente ao cidadão:
"Rui Barbosa discursando no Senado Federal disse que nenhuma lei pode ultrapassar a consciência e a pele do indivíduo. A primeira é a região moral do pensamento e a segunda a região fisiológica do organismo. Ambas compõem o "domínio impenetrável da nossa personalidade".  
A lei deve, contudo trazer ares de segurança como uma necessidade do ser humano.
Dallari[3]  a esse respeito também destaca  a seguinte assertiva:
"A segurança jurídica é um imperativo da própria natureza humana, pois é um fator necessário para que as relações sociais se estabeleçam e se desenvolvam racionalmente, com pleno respeito aos valores fundamentais do homem."
            Formalmente adiantamos, portanto, que a segurança aqui pretendida é aquela calcada num padrão normativo com centralização do monopólio da coerção nas mãos do Estado enquanto representante da comunidade, inobstante que suas deficiências venham aparecer em maior numero do que os aspectos antes transcritos nos sábios dizeres dos pensadores.
Todavia o direito busca evitar a autodefesa, e muitas vezes o clamor popular vê na lei um inimigo, uma vez que ela não mais satisfaz e ou não abarca mais os comportamentos abusivos.
De nada adiantará buscarmos uma definição retórica do que seja segurança jurídica, uma vez que dois ou mais caminhos conduzem a esse desejo, porém uns mais perigosos que outros quando o ideal de segurança jurídica estiver solto ao sabor subjetivo  dos governantes e governados, e nas mãos de poderes para alterá-la ou deixar de seguir, sem acatar os critérios da lei.
Todavia, sem o princípio da segurança jurídica o conseqüente obscurantismo poderá se instaurar, e daí viremos tomar força o jargão “Da cabeça de Juiz ... NUNCA SE SABE O QUE SAIRÁ”, ou seja, isso nos causa insegurança jurídica, pois a lei deixa de ter sua função. E a partir de então a legitimidade (autorização/consentimento legislativo do povo) dado na lei para aplicar o direito ficará abalada!
A segurança jurídica é um dos maiores dogmas do Estado de Direito, este  compreendido como aquele que se autolimita pelo direito e que observa o direito por ele mesmo instituído, através dos representantes do povo.
            No campo do direito Constitucional temos José Afonso da Silva[4] tecendo breves comentários a respeito, porém com muita propriedade:
"...E o caput  do art. 5º fala em inviolabilidade do direito (...) à segurança, o que, no entanto, não impede seja ele considerado um conjunto de garantias, natureza que aliás, se acha ínsita  no termo segurança. Efetivamente esse conjunto de direitos aparelha situações, proibições, limitações e procedimentos destinados a assegurar o exercício e o gozo de algum direito individual fundamental (intimidade, liberdade pessoal ou a incolumidade física ou moral.            (...)
            A colocação de alguns posicionamentos doutrinários a respeito do conceito operacional "segurança jurídica" é proposital, uma vez que necessitamos centrar  a questão dentro da visão do pensamento. Também procuramos estabelecer a forma de Estado em que pretendemos inserir o tema sem, todavia, aprofundarmos o objeto dessas considerações. A razão disso consiste em colocar nossas premissas dentro de um padrão de sociedade política, tendo em vista a matéria encontrar-se inserida no âmbito Constitucional, isso é no ápice  da pirâmide legal da nação.
No enfoque juspositivista em que consiste na limitação do Estado pelo Direito.
A respeito dessa assertiva cabe lembrar a polêmica criada entre a doutrina do jusnaturalismo e do positivismo jurídico. Objetivando escoimar quaisquer dúvidas,  acentua Celso Ribeiro Bastos[5] com síntese e maestria: " O Estado e o Direito. O Direito precede ao Estado, doutrina o jusnaturalismo; Direito e Estado se confundem, assevera o positivismo jurídico."
Entretanto, já optamos por um dos caminhos apontados. E de fato ficamos com o juspositivismo, muito bem caracterizado pelos anseios e objetivos relacionados com a segurança jurídica, consoante enfoca Afonso Arinos[6] :
 "O Jusnaturalismo aceita a supremacia básica do direito sobre o Estado, na questão dos direitos do homem. O juspositivista afirma a supremacia do Estado sobre o direito, (...)  Não podemos deixar de observar, no entanto, que a teoria da autolimitação do Estado, exatamente por não reconhecer a precedência, sobre seu poder, de algumas condições específicas das personalidade humana, oferece menos segurança de estabilidade das liberdades individuais do que as teorias jurídicas ou metajurídicas, que afirmam a limitação do Estado pelo Direito."
            Portanto, nossa preocupação está em submeter o Estado e seus Órgãos aos desígnios do direito, objetivando a segurança e estabilidade das liberdades individuais e coletivas.
            De outro lado, qual o Estado que melhor atenderia esses ideais? Sem dúvidas recorremos aos ensinamentos de Bobbio[7] em sua definição procedimental de Democracia, que segundo ele, em nossa apertada síntese, podemos relatar que definiu o estado democrático como o conjunto de regras de procedimento para a formação de decisões coletivas em que está prevista e facilitada a participação mais ampla possível dos interessados - são regras jurídicas.  Quanto ao direito e poder, diz ele que só o direito pode limitar o poder e só o poder pode criar o direito. Então quanto às regras de procedimento pode se afirmar a assertiva de que só quem está autorizado pode tomar as decisões coletivas. E essa autorização é decorrente do próprio direito.
            Prosseguimos.
            Ainda de NORBERTO BOBBIO[8], pensador e cientista político italiano:
"O modelo ideal entre direito e poder é o Estado democrático de direito, isto é, o Estado no qual não há poder que não esteja submetido a normas que derivem do consenso ativo dos cidadãos.".
            Conduzindo o raciocínio nessa linha, temos que um Estado de Direito com a  pretensão de dar segurança ao cidadão, deve ser democrático quanto à sua forma de governo no que se refere às atividades típicas de Estado, isso é,  a  execução, legislação e justiça, tendo como premissa básica o poder centrado no povo,  como detentor primário e originário do poder, onde  se auto-ordena na produção do  sistema jurídico. O fazendo diretamente ou por meio de seus representantes periódicos, embora estes sejam meros fiduciários. Retomando os sábios dizeres de Bobbio[9] pode se concluir que o mandatário é um fiduciário e não um delegado do eleitor, pois representa os interesses gerais, políticos.
Ocorre que o Estado de direito não pode dispensar em dar proteção aos indivíduos e a sociedade como sua extensão, nem deixar de ouvi-los em seus reclamos, sob pena, como dito, de causar danos legislativos pela edição de normas tecnicamente desqualificadas, entretanto, constitucionais.  Por tal motivo, o Estado deve conter em sua estrutura certos componentes jurídicos capazes de evitar o dano no nascedouro, visando alcançar ao bem comum que persegue como fim.
 Pasold[10] sintetiza com  competência essa questão,  com a seguinte assertiva:
 "...podemos arrolar alguns componentes, sem a preocupação de hierarquizá-los, capazes de esboçar um desenho inicial do Estado.
(...)
a) a      relação sistêmica que a vida do Estado pode conter, envolvendo segurança, ordem, justiça, força, poder e autoridade;"
A prática revés, sem uma necessária visão sistêmica, faz com que tais condutas legislativas sejam danosas, especialmente, diante do princípio da irresponsabilidade por atos políticos, princípio este que protege nossos fiduciários-legisladores, embora venham surpreender os contribuintes com impostos criados e/ou majorados de maneira perversa. O Saudoso Hely Lopes Meirelles[11] já averbara:
"O ato legislativo, que é a lei, dificilmente poderá causar prejuízo indenizável ao particular, porque como norma abstrata e geral, atua sobre toda a coletividade, em nome da soberania do Estado, que, internamente, se expressa no domínio eminente sobre todas as pessoas e bens existentes no território nacional. Como a reparação civil do Poder Público visa restabelecer o equilíbrio rompido com o dano causado individualmente a um ou alguns membros da comunidade, não há falar em indenização da coletividade."
Pois bem, raciocinamos, se qualquer fato jurídico, natural  ou humano causadores de  danos, via de regra são possíveis de serem reparados, por esse motivo, sempre que uma atividade ou conduta potencialize danos à coletividade, deve ser rigorosamente controlada ou punida.
Portanto, as limitações ao poder trazem ou deveriam trazer a certeza da segurança e a soberania popular, de modo que, aproveitando o conceito de F. LASSALE[12] a partir desse instante, que as leis pudessem ganhar fator real de proteção e que "sejam o que realmente são...,  embora os governantes quisessem outras quaisquer."
Tal pensamento sintetiza muito bem o sentimento de segurança se adotado uma postura adequada ao princípio, procurando sempre um ideal de legitimidade.
            Toda a atividade desenvolvida depende de fatores e regras relativas à segurança. Assim ocorre, por exemplo, na engenharia, na medicina, bioética e demais campos da atividade humana, onde a segurança da atividade é princípio inafastável e corresponde a uma coerção física ou patrimonial, sobressaindo-se à vista de qualquer análise. Destarte, quando inexistentes os rigorosos controles oficiais estabelecidos por normas coercitivas, potencializam-se os riscos. A insegurança jurídica causa risco potencial de dano jurídico ao direito. Por sua vez, se a atividade não estiver plenamente controlada, através de regras, no item da segurança para que haja prevenção, como acima dito, temos que haverá uma atividade em que os riscos causam danos aos cidadãos, uma vez que a instabilidade não é circunstancial, mas potencial.
                        Precisamos aqui propor um tecnicismo jurídico adequado para resolução dos conflitos, em especial, no âmbito da eficácia das normas constitucionais. Quem sabe um tribunal Constitucional/político com convocação de determinado percentual de congressistas e magistrados, sempre que a decisão afrontar diretamente a norma constitucional, para fazer valer em determinado espaço e tempo limitado e pontualmente a decisão, quando o sentimento de justiça tomar dimensões nacionais e julgamento demonstrar-se notório. Com isso fazer frente aos avanços das necessidades sociais e constante ansiedade da punição aos crimes contra o patrimônio público, que domina a sociedade moderna.
Apregoamos elevação dos ideais de segurança mitigando o tão decantado princípio e, assim, combatendo o obscurantismo enquanto calcado no atraso e obsoletismo da legislação e o despotismo como interesse no status quo das garantias, por parte dos governantes, este apegado no único desejo de "poder" pelo poder.
            Portanto, a segurança jurídica como principio basilar deve ser preservada, posto que o sistema de legitimidade deva se apresentar racional em sua plenitude. Daí porque o princípio amarrado num só poder, em comento no exemplo do judiciário, poderá cair na descrença perdendo legitimidade, devendo ser recomposto, uma vez que oferece muito pouca garantia ao cidadão. Mas por outro lado,devemos depurar a pessoa do legislador, para não criar leis em benefício dos malfeitores!
Milton Luiz Gazaniga de Oliveira
Obs. o presente texto contém parte da dissertação apresentada por mim na UFSC:





[1] Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa, 1ª ed. 1988, editora Nova Fronteira.
[2] SOIBELMAN, Leib. Enciclopédia do Advogado. 3 ed. Rio de Janeiro, Ed. Rio, 1981. p.229.
[3] DALLARI, Dalmo de Abreu, O Renascer do Direito. 2ª ed. São Paulo, Saraiva, 1980, p.30.

[4] SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 5. ed. São Paulo  Revista dos Tribu­nais, 1989. p. 415 e 420.

[5] BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 1984. p. 8.

[6]  FRANCO, Afonso Arinos de Melo.  Direito Constitucional  (teoria da Constituição; as Constituições do Brasil. Rio de Janeiro, Forense, 1981. p.27.

[7] BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia; uma defesa das regras do jogo / Norberto Bobbio;  tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p.18-21.

[8] fonte: DIÁRIO CATARINENSE - domingo 04 de outubro de 1998, p.3).


[9] BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo/Norberto Bobbio; tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de janeiro: Paz e Terra , 1986. p.46-47.

[10] PASOLD, Cesar Luiz. Função Social do Estado Contemporâneo. Fpolis, Ed. do Autor, 1984. p. 13.

[11] MEIRELES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. RT. SP, 1985.p.197-99.

[12] LASSALLE, Ferdinand. Que é uma Constituição? São Paulo, Kairos editora 1985. p 16.

sábado, 15 de outubro de 2016

Parabéns aos Professores - 15 de outubro

Neste dia do Professor, 15 de outubro, Parabéns aos Professores! E que neste dia, e todos os demais,  cada bom aluno aproveite o máximo essa "hora sagrada e direito inalienável de estar em sala de aula para aprender com os mestres",  orgulhando-se do bom ou ótimo professor dedicado que têm ou já  teve. E que cada Professor se orgulhe dos alunos que com ele aprenderam os conteúdos ministrados rumo ao crescimento e formação de bons cidadãos e da ciência que tanto a nação precisa. Ao contrário, que os péssimos alunos que fazem da escola qualquer outro ambiente que não o da educação e conhecimento, assim como os professores indignos dessa bela missão, sejam cada vez de menor quantidade e expressão, dando lugar aos bons e excelentes!

Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Os Zangões Corruptos Morrerão de Fome!

Insisto, como noutros textos já havia descrito, que os inimigos da Democracia são os Zangões corruptos que devem ser vigiados. Desde Platão, Hegel, Marx e diversos pensadores preocupavam-se com o questionamento sobre “Quem serão os Governantes”. Este último atribuía a governança à ditadura do proletariado, porém, paradoxalmente sempre resultou em ditadura do líder! Contudo, a tese da Democracia impera até nos governos ditatoriais como suposta legitimação, ou seja, a escolha popular, ainda que sempre o mesmo líder Tirano. No entanto, mesmo diante da escolha democrática ou popular, seja pela eleição de um governante ficha limpa, bem como do candidato com o melhor programa de governo, ou mesmo de um líder carismático, quando vencedor era rotina degenerar-se, envolvendo-se ou deixando-se envolver (por ação ou omissão) em corrupção institucionalizada. Muitos destes até mesmo aprimoravam o sistema da corrupção com novas artimanhas. Então, vem um novo questionamento “Como poderemos domá-los” (os governos corruptos) (Karl R. Popper, A sociedade democrática e seus inimigos. Ed. Itatiaia. B. Horizonte. 1959 pág 356). Nasce uma resposta contemporânea ainda que antes já conhecida, ou seja, a transparência baseada na efetiva/substancial vigilância, tornando o Estado visível e legível. Na verdade, enquanto resultado desse panóptico sobre a coisa pública, ou seja, um verdadeiro sistema preventivo e repressivo de vigilância do povo, surge o aparecimento da corrupção que antes estava escondida sob o manto do fanatismo, descortinando o obscurantismo até então, tornando visíveis os verdadeiros zangões. Assim, comportando a criminalização e recuperação do patrimônio por eles desviados. Destarte, surgem também outros atores, além do povo, como o trabalho penal do Ministério Público, AGU-Advocacia-Geral da União, Polícia Federal e Juízes, que se segue em segregar criminalmente da administração pública tais elementos (Separar os Zangões da colmeia) do patrimônio público corrompido. Todavia, como último e fatal golpe procedimental, está em que o patrimônio público desviado deve ser efetivamente recuperado. Nessa tarefa final da linha de ação encontra-se a AGU-Advocacia-Geral da União, cujo papel Institucional de Estado reside em reaver o dinheiro público desviado. Ao fechar esta cadeia de ações, reavendo o dinheiro escondido, "os Zangões morrerão de fome, uma vez que não sabem trabalhar!”

Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

A Força do Direito

Termos e palavras facilitam e ao mesmo tempo dificultam nossas compreensões sobre o Direito e ainda sobre a sociedade, liberdade, igualdade, justiça, equidade, valores, lícito e ilícito, honesto, família, comunidade, governo, leis, etc.
Entre inúmeras delas poderíamos arrolar:
Moral – para distingui-la de “direito”, uns a conceituam como sendo o foro interno do indivíduo, uma norma de conduta individual, enquanto valores aceitos especialmente pela sociedade. Assim, seriam os deveres cumpridos independente de coação. E o direito como uma regra de conduta social, e terminam afirmando que moral tem um campo maior que o direito, representados por dois círculos concêntricos, maior e menor respectivamente. No entanto, muitos concordam, a exemplo de Ihering, que o direito não se faz sem o uso do termo coação que significa força “presente”, concreta. Contudo, o direito passou a se utilizar da palavra coerção, como sendo de certo modo uma coação “virtual”, ou seja, uma força latente, possível, e potencial ao uso da coação. Por essa razão, há o cumprimento espontâneo sem a necessidade de se recorrer à coação, pois outros motivos da vida social pode se revelar adequado para aceitá-lo. Por outro lado, também existe o sentimento de que no descumprimento da regra/norma a coação poderá ser empregada para a efetividade da penalidade imposta pelo direito. Diremos que a moral é unilateral, subjetiva, só depende de mim, e a reprovação é difusa enquanto julgamento social.  Já o direito é bilateral e heterônomo, por transcender a vontade individual, pois confronta e é intersubjetivo. Então o direito regula ainda que insuficiente o agir humano (a ação), mas só a moral tem em conta todos os fins da vida. Por isso, um homem pode cumprir todos os deveres do direito, mas falhar na moral que contém boa parte da sabedoria e humanidade de que necessitamos. Desse modo, nem tudo quanto é lícito é honesto e moral. O direito para ter aplicação necessita ainda analisar outros elementos quanto a intenção dos indivíduos, tais como o dolo, culpa, boa-fé, motivos imorais, etc. Outros acreditam que o direito se preocupa com o “justun” e a moral com o “honestum”. Então, moral e direito podem estar entrelaçados quando os motivos dos atos sejam a moral. Todavia, o direito sempre se preocupa com a conformidade dos atos humanos com a lei, especialmente no sistema em que adota o direito positivo. De um modo simples, o direito é uma questão de Estado e a moral trata-se da esfera privada do indivíduo, mas quando o direito invade intensamente esta esfera, corre-se o risco de surgir um autoritarismo, tirania/despotismo. Assim, num estado em que a moral é bem formada ou construída o direito e moral são distintos, pois esta não necessita de ser intensamente vigiada e avocada/corrigida pelo direito na regra do dever-ser (lei), senão servindo como uma das fontes primária deste.
"Rui Barbosa discursando no Senado Federal disse que nenhuma lei pode ultrapassar a consciência e a pele do indivíduo. A primeira é a região moral do pensamento e a segunda a região fisiológica do organismo. Ambas compõem o "domínio impenetrável da nossa personalidade".
Concluo que a força do direito está na coerção, enquanto potência (virtual) que pela desobediência poderá resultar na coação como força efetiva. Ainda, que no Estado Democrático de Direito, nem todo direito contém a moral, justiça, equidade, honestidade, valores... Poderia falar sobre a equidade e justiça do direito, mas já opinei sobre isso, entres outros textos: http://utquid.blogspot.com.br/2016/01/a-justica-o-sistema-civil-law-e-common.html ,  http://utquid.blogspot.com.br/2016/02/tudo-e-valor-e-nao-valor.html
Milton Luiz Gazaniga de Oliveira
Referente: (Enciclopédia do Advogado, Editora Rio 3ª ed p. 127-128.
(texto sujeito a correções e alterações)

Obs. O conteúdo do presente texto não buscou fundamentos na Obra “A força do direito”, do sociólogo francês Pierre Bourdieu, sendo o título mera coincidência.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Voto Consciente?!

Nunca sei o que seja, deve ser mais um dogma...!!!!
Seria votar num candidato que possui linhas de ação! Ou naqueles que tiverem o melhor programa, ou seja, lembrando Aristóteles sobre mudança: os que possuírem potencia capaz de realizar o ato! Ou mais uma vez, votarei naqueles que tiverem a  melhor potencia, apenas de mídia, mas sem ação e ato! Então, na dúvida, melhor votar num filósofo da estética! Mas disso já falei muito, e sempre repito:  http://utquid.blogspot.com.br/2016/07/quem-governa-nao-aos-estigmas-sim.html
Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

sábado, 24 de setembro de 2016

Princípio Republicano

O que é a “República. (dir. const.) Muitos autores identificam república e democracia. "É o governo do povo, pelo povo e para o povo". É o regime político no qual todos os representantes do povo são escolhidos por eleição, e todas as funções do governo são desempenhadas por representantes do povo, principalmente as legislativas e executivas, sendo que numa forma pura também os juízes são eleitos, como acontece em muitos estados norte-americanos.” (Enciclopédia do Advogado, Editora Rio 3ª ed p. 314).
Apenas para ilustrar, em contraponto de regime, a Constituição imperial do Brasil de 1824 estabelecia o monarca como vitalício, cuja pessoa não podia, em qualquer circunstância, ser responsabilizado juridicamente pelos danos que causasse ou pelas decisões políticas que viesse a tomar. E assim materializando este pressuposto, estatuía que "a pessoa do Imperador é inviolável e sagrada: ele não está sujeito a responsabilidade alguma" (art.99).
No regime republicano, o qual nossa atual constituição adota, a irresponsabilidade do então regime monárquico se contrapõe de forma inconciliável. Portanto, na república  é regra que o governante enquanto bem servir deve ser mantido em suas funções. Ao contrário, se servir mal, deve ser responsabilizado, nos termos da lei.
A escolha democrática/democracia e o regime republicano devem ser interpretados em harmonia, de modo que a eleição democrática não se sobreponha para, equivocadamente, estabelecer o direito absoluto do eleito ao mandato de modo irrevogável e irretratável como se um rei fosse colocado na função por prazo determinado (mandato), sem possibilidade de conter ou frear seus abusos nesse período.
Portanto, república e democracia não são iguais, mas se completam, pois a democracia, além da república, pode conviver com outros regimes, como na monarquia e até nos regimes autoritários/fechados, já que neste o poder do autoritário/ditador pode emanar do povo (populismo, caudilho etc.)! Assim sendo, em qualquer regime, a democracia pode servir de instrumento para escolha de representantes com exceção, por exemplo, de algumas funções como na monarquia, o rei/rainha (vide, na Inglaterra) não são eleitos, mas as demais funções parlamentares sim.
Por outro lado, no regime republicano, o bom paradoxo reside no fato de que o representante eleito não está algemado ao seu eleitor, não sendo um delegado, mas um fiduciário, pois não lhe recebe ordens nem instruções; cumpre um dever nacional em legislar e fiscalizar, oferecendo ao governo os meios de administração pública. No caso do legislador federal, o instrumento do seu mandato é a Constituição que delineia e limita os seus poderes de legislar. Desse modo, Faz com que as funções do Estado sejam bem executadas, pois segundo Léon Duguit, pensador classificado por alguns como positivista, uma vez que rejeitava a idéia de direito natural, e juízos axiológicos, dizia: "ordenar e fazer-se obedecer são as funções essenciais do Estado" https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9on_Duguit.  Então, a república, numa orbita nacional, enquanto definição de Estado, os conceitos de soberania e direito subjetivo são substituídos pelos de serviço público e função social. Vide nesse sentido: “Fim e funções do Estado”, em que o pensador diz que o poder político tem por fim assegurar o reino do direito. (in, Léon Duguit, Fundamentos do Direito, Martin Claret, São Paulo, 2009, pág. 85.
Quero crer que entre os princípios republicanos está em saber que o “serviço público e sua função social é um dever do Estado”. Então repetindo, o principio e dever republicano é de bem executar as funções do Estado para que resulte num bom e até excelente serviço público no cumprimento da função social do Estado. 
Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

(texto sujeito a alterações e correções). 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A Corrupção

Temos duas formas de encarar a corrupção. Uma delas em fazer discursos atribuindo esse evento danoso ao plano social, utilizando-se de um método sociológico, dizendo que é um problema social decorrente de um povo deseducado, explorado, etc., e que se não educar o povo não há como resolver esse dilema exclusivo da sociedade! Ou seja, a solução vem da sociedade para o indivíduo!
Bem, exageradamente, poderíamos dizer então que primeiro deveríamos todos cumprir pena juntamente com os corruptos e sermos coletivamente educados! Sim, pois de uma forma ou outra já somos punidos, veja nossa tributação que empobrece nosso poder aquisitivo, entre outras punições que sofremos diariamente de modo inconsciente.
O que me chama a atenção decorre do fato de que determinados pensadores vêm com suas falácias, apontando de uma maneira sutil e indireta que a corrupção é um problema social! Que ela está na sociedade, tendo como causa o povo deseducado! Sim, não negamos esse fato. Sabemos ainda que determinados países o seu povo antes foi educado, a partir daí alcançando resultados de excelência no combate a corrupção. Contudo, ao nos fixarmos apenas nisso, diríamos que somente após curar a sociedade é que baniríamos a corrupção. Nessa toada começaríamos a defender, como noutros textos escrevi que "para curar a baleia teríamos que sanear o oceano" e me inclinaria em participar de um movimento sanitarista da política, ou seja, primeiro sanear a endemia da corrupção na sociedade, depois punir o indivíduo político já que este é fruto e ao mesmo tempo vítima do sistema! Se assim fosse deveríamos revogar as leis penais e eleitorais e voltar-se em educar o povo. Em assim pensando, culparia a sociedade pelo crime e não o elemento degenerado; Culparíamos ainda os pais pelos filhos infratores e não estes e a responsabilidade seria apenas de “o todo” coletivo e não da parte criminosa. Insisto, isso seria uma solução? Na teoria até poderia ser! Desse modo minha matriz política estaria voltada à teoria social, ou socialismo, me filiaria na corrente da responsabilidade coletiva e focaria até no gênero (enquanto diferenças sociais)! Contudo, penso de modo diferente e diria que não é o todo (o coletivismo ou sociologismo) nem a parte (psicologismo) que terão as respostas perfeitas. Por outro lado, tenho certeza que num país em que a corrupção aparece, primeiramente teremos que curar o indivíduo corrupto através da aplicação de instrumentos legais, para que ele possa entender que esse mal não compensa, pois causa danos à sociedade.
Mas não penso apenas nesse sentido, também me filio noutro tipo de sociedade que surge independente do indivíduo, e na fixação dos fins que reside no Estado, este enquanto composição! Por isso, minha sociedade tem certos traços e formas que Emile Durkheim descreveu sobre ela, onde me referi no texto Sobre a Sociedade, o Estado, o Povo http://utquid.blogspot.com.br/2016/01/sobre-sociedade-o-estado-o-povo.html : “Desse modo, me leva a raciocinar que “numa sociedade o grupo pensa e age diferente do que seria se seus membros estivessem isolados.” Como o hidrogênio bruto extraído de uma célula, que por si só não explica essa vida. Portanto, um Estado pode ser a melhor parte de seu povo, seja na administração, ética, moral, progresso, evolução, etc, ainda que seu povo assim não seja. A biologia e as ciências físico-químicas são tal como ocorre entre a psicologia (o indivíduo) e a sociologia em que apenas o indivíduo em si mesmo não define a sociedade.”. Assim como, é o individuo que compõe a sociedade, todavia, os fins ou os pensamentos dos indivíduos e da sociedade podem não ser os mesmos e penso que o Estado tem um fim ético e moral, ainda que as partes assim não sejam. Nessa mesma linha, fundamentada no pensamento de Platão, vide o que me referi no titulo “Localizando os Corruptos. No Gênero ou na Espécie” (http://utquid.blogspot.com.br/2016/02/localizando-os-corruptos-no-genero-ou.html.)  Posso dizer então que localizar a corrupção dentro do gênero e da espécie humana, é mais difícil do que localizar no corpo, porém, mais adequado ainda é cuidar da alma (no sentido de mente), vejamos: Assim, a corrupção no corpo não pode ser combatida, mas enquanto na alma, para evitar a corrupção, tenho que exercitar a parte boa, tal como exercito meus músculos, facilitando os movimentos e combatendo o sedentarismo. Ao exercitar a parte melhor da alma é que diminuo a parte ruim, onde se localiza o núcleo corruptível. Portanto, não posso combater a matéria ou ser corrupto enquanto corpo ou composição, seja no gênero ou na espécie, pois ela pode se eternizar, sendo imperecível, senão afugentar ou ofuscar a parte ruim da alma. Concluo que a corrupção deve ser combatida no indivíduo, em especial, na sua alma para afugentar esse mal que afeta a nação, ou seja, começo primeiro no individuo alimentando de boas virtudes sua alma, pois começar da sociedade rumo ao individuo, trata-se de um método sociológico, mas este também pode ser utilizado, desde que esteja isento de ideologias corruptas, uma vez que inúmeros métodos sociológicos carregam ideologias de adestramentos coletivos no qual a corrupção funciona como instrumento de poder. Ao contrário, na alma a corrupção pode ser diminuída, enquanto retirado o excesso presente no seu núcleo corruptível. “Somente restará exercitar a parte melhor da alma do Ser, como advertiu Platão, para superar a superabundância da pior, procurando rotineiramente inculcar virtudes nas pessoas”.
Finalizo, dizendo que primeiro se faz profilaxia no individual rumo ao Coletivo. Por outro lado, o Estado está distante dessas duas matrizes (individual ou coletiva), uma vez que não é o individuo corrupto por si só que constitui e  afeta o Estado, pois este deriva de uma composição de elementos que define os seus fins enquanto Estado e que difere daqueles, devendo este ser a parte imaculada e blindada por normas em proteção ao bem comum que tanto necessitamos. Simples assim!
Milton Luiz Gazaniga de Oliveira

(texto sujeito a mudanças e correções)